segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tarefa de FCTWEB1

Título da tarefa:
"Na sua opinião de que forma o uso dos recursos da Web 2.0 poderá ajudar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da área de conhecimento onde você atua?"
Introdução: 
Minha disciplina é Matemática e, como sei da dificuldade dos alunos, procuro sempre contextualizar os conteúdos trabalhados.  Quando o aluno retira da sua realidade uma situação e consegue associar a ela um modelo matemático proposto, ele realmente aprende pois consegue responder internamente a pergunta: “- Prá que vou precisar disso??”. 
Desenvolvimento:
Dessa forma, é muito importante a utilização de novos recursos de aprendizagem.  Acho interessante a utilização de vídeos e de jornais com reportagens afins, que são os “recursos primários” de multimídia.  Atualmente, a evolução da informática nos trouxe infinitas possibilidades.  É possível ler no jornal, ver no vídeo, localizar na web, discutir no twitter, compartilhar no Orkut, conversar no MSN, postar no blog, atualizar no celular. 
No meu caso, tenho utilizado os recursos de webquest que aprendi e tenho algum material separado.  Também preparei um site com alguns exercícios que o aluno poderia fazer em casa e apresentar ou enviar os resultados. Também tenho um blog onde estou postando o material que utilizo em aula com sugestões e material de apoio.  Apresento sempre aos alunos links para pesquisas.
Um dos recursos que mais utilizo na internet com meus alunos é a utilização de emails e do blog para tirar dúvidas de exercícios.  Eles escrevem apontando as dificuldades e, dependendo da dificuldade, eu respondo ou preparo algum material complementar para a próxima aula.  Tenho tido bons resultados.
Utilizar a sala de informática da escola com eles ainda é meio complicado: poucas máquinas, muitos alunos, nenhum inspetor, etc.  Mas, mesmo assim, utilizo bastante com os softwares de criação de gráficos e tabelas.
Conclusão:

De acordo com o texto, a educação está se transformando e será inevitável a mudança dos paradigmas. Os profissionais precisam evoluir, buscar novas qualificações, ampliar os seus horizontes. A interdisciplinaridade já é uma realidade e funciona com os recursos que estão disponíveis.
É lógico que ainda estamos limitados pela estrutura física da Educação do nosso País, que é muito deficiente. Mas podemos usar os recursos individualmente, pois a sociedade, em sua maioria, está acompanhando essa evolução e cabe a nós, educadores atualizados, direcionar a utilização dos recursos disponíveis para o crescimento individual dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário